[Consoles] Video Game Awards – Update

Post_Consoles

A Spike TV transmitiu no dia 12 de dezembro o evento que coroou os melhores de 2009, segundo o site Joystiq.com.

O legal dessa premiação é que ela se baseia nos critérios que instintivamente já conhecemos (gráficos, som, jogabilidade), e leva em conta o fator “inovação”. Basicamente, esse fator diz respeito à quanto o determinado jogo avançou em determinados critérios com relação aos seus concorrentes, e o quanto o jogo foi impactante com relação aos demais games em outras categorias. Um bom exemplo disso (e o que pode ter definido o vencedor de Game do Ano) está em Uncharted 2.

Uncharted 2 concorria com Batman, Assassins Creed 2 e Call of Duty: Modern Warfare, e em vários sentidos, todos os jogos mereciam tal título. Mas Uncharted 2 se mostrou um jogo mais profundo, variado, bem executado, que realmente perdeu um bom tempo fechando todos os detalhes, e acredito que ganhou essa disputa por pouco. Mas mesmo assim, bem merecido.

Game of the Year: Uncharted 2

Best PlayStation 3 Game: Uncharted 2

Best Wii Game: New Super Mario Bros. Wii

Best Xbox 360 Game: Left 4 Dead 2

Best Handheld Game: Grand Theft Auto: Chinatown Wars

Best PC Game: Dragon Age: Origins

Best Multiplayer Game: Call of Duty: Modern Warfare 2

Best Action/Adventure: Assassin’s Creed 2

Best Driving Game: Forza Motorsport 3

Best Fighting Game: Street Fighter IV

Best Music Game: The Beatles: Rock Band

Best RPG: Dragon Age: Origins

Best Shooter: Call of Duty: Modern Warfare 2

Best Team Sports Game: NHL 10

Best Individual Sports Game: UFC 2009 Undisputed

Best Independent Game Fueled by Dew: Flower

Best Downloadable Game: Shadow Complex

Best Voice in a Video Game: Jack Black (Brutal Legend)

Best Cast: X-Men Origins: Wolverine

Best Performance by a Human Male: Hugh Jackman (X-Men Origins: Wolverine)

Best Performance by a Human Female: Megan Fox (Transformers: Revenge of the Fallen)

Best Downloadable Content: Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony

Best Graphics: Uncharted 2

Best Soundtrack: DJ Hero

Best Original Score: Halo 3: ODST

Best Game Based on a Movie or TV Show: South Park: Let’s Go Tower Defense Play

Studio of the Year: Rocksteady Studios (Batman)

Most Anticipated Game: God of War 3

Quanto ao restante da premiação, somente algumas observações que eu tenho a respeito:

1. Best Game Music e Best Soundtrack, na minha opinião, estão trocadas. A inovação do DJ Hero é a adptação do controle para um turntable (ou pick-up) para dentro do estilo de jogo que já se sacramentou como popular. E por outro lado, The Beatles foi realmente um jogo lindo e bem executado, mas com pouca inovação com relação aos demais jogos do gênero (como a inclusão de 2 ou 3 microfones ao mesmo tempo). Mas, em nenhum universo conhecido ou desconhecido, um número qualquer de músicas eletrônicas pode ser melhor do que a discografia do melhor grupo de rock de todos os tempos. Logo, Best Game Music para DJ Hero, e Best Soundtrack para The Beatles Rock Band.

2. Achei que melhor jogo vindo de Download (Best Downloadable Game) poderia ter sido para BRAID, que realmente levou a criatividade nos jogos de plataforma para outros níveis.

3. Não concordo com Best Cast: X-Men Origins: Wolverine, Best Performance by a Human Male: Hugh Jackman (X-Men Origins: Wolverine) e Best Performance by a Human Female: Megan Fox (Transformers: Revenge of the Fallen. Acho que Best Cast poderia ter sido dado à Brutal Legends (com a participação muito efetiva de Lemmy Kilmister [Motorhead] e Ozzy Osbourneno jogo), do que o cast de Wolverine, que na maioria das vezes é somente cutscenes extraídos do filme. Quanto aos Best Performances, masculino iria para Jack Black, que deu personalidade ao Eddie Higgs em Brutal Legends, e feminino para as dubladoras de Uncharted 2, que conseguiram caracterizar as duas protagonistas de maneiras bem perfeitas, e individualizadas.

4. Estúdio do ano, concordo bastante com o prêmio para a Rocksteady, que conseguiu criar um jogo muito perfeito baseando-se em várias engines diferentes, e que funcionam muito bem entre elas e em dois consoles diferentes. A Naughty Dog também realizou um excelente trabalho, mas eles tinham a base de Uncharted: Drake’s Fortune para se basear, e o trabalho principal foi o de atualizar e melhorar alguns detalhes.

Bom, foi isso que ocorreu, e agora é esperar pelas premiações do ano que vem, que promete muito!

5 thoughts on “[Consoles] Video Game Awards – Update

  1. andrekratoz

    agora sim kra, ficou joia. Eu acho que o Mark Hamil tb tinha chance de levar melhor performance de personagem masculino pq o coringa dele e show de bola.

    1. @grcosta

      Concordo com vc, André. Aliás, depois que vi o filme The Dark Knight, me acostumei com o Coringa "Heath Ledger", ao passo que o Mark Hammil conseguiu rtesgatar a imagem do rosto alongado que aparece no game como sendo o verdadeiro Coringa…

      1. rodrigot

        Possivelmente estarei chovendo no molhado, mas pra quem não sabe o Mark Hamil é a voz do Coringa no Batman Animated Series que é considerada por muitos o melhor produto de Batman já feito, melhor q qq filme, jogo ou mesmo quadrinho.

        A série teve umas 4 temporadas, fora alguns médias e longas metragens e aparições em episódios de Superman Animated Series, Justice League, etc. O Joker dele é do caralho mesmo e ele hoje provavelmente entende mais de Coringa do que de Luke Skywalker. 🙂
        Bola dentrissima da Rocksteady por ter conseguido ele pro jogo.

  2. rodrigot

    É muito sutil e não falo como uma verdade absoluta mas pra mim seria o contrário jogo e estúdio.

    Batman:AA é pra mim o jogo do ano por ser um jogo mais revolucionario, interessante e mudança de paradigma que Uncharted 2 e a Naughty Dog por sua vez seria o estúdio do ano por ter elevado tão alto a barra de nível de produção em um jogo, o carinho dedicado a cada pedaço de cenário, cada linha de dialogo, as performance dos atores que atuaram de verdade (não apenas emprestando a voz, mas tb o corpo aos personagens) com um diretor hollywoodiano de verdade dirigindo as cenas e motion captures das cutscenes, é uma coisa que nunca foi feita antes nesse nível e o parabéns deveria ser portanto ao estúdio pelo comprometimento e realização.

    o VGA não é baseado em votação de internet?
    isso tira totalmente o crédito de qq premiação séria.

    1. Guilherme Costa Post author

      Rodrigo, concordo com você quando diz que a linha que separa o Game do ano é muito sutil. Acredito que embora Uncharted 2 tenha ganho, a disputa foi acirrada, e o que decidiu entre ele e Batman AA talvez seja a quantidade de detalhes em cada jogo. Por exemplo, em U2 você tem uma maior variação de cenários, passando por Selva, cidade distruída, neve, ruínas e etc, enquanto que em Batman por ser ambientado dentro do Asilo (e mesmo com as variações em cada ambiente), o tom do jogo é bem linear.

      Quanto à dublagem e aos personagens, os atores que dublaram foram os mesmos da série animada (como você citou no outro comentário), Kevin Conroy, Mark Hamill, e Arleen Sorkin nos papéis de Batman, Coringa e Arlequina, e isso garantiu um tom de qualidade no jogo. O corpo dos personagens foi modelado por MoCap, assim como Uncharted 2. Entretanto, os personagens já existem no universo Batman, enquanto que Uncharted quase todos eram desconhecidos à grande maioria, e a modelagem e dublagem deles assumiram um papel mais importante no contexto. Seria mais um detalhe que ajudou Uncharted 2 a ganhar o título.

      Quanto ao VGA ser aberto à votação pública, existe realmente uma crítica com relação à validade da mesma, porém em todos os anos as premiações do VGA acabam indo de acordo com o veredito final da Game Critics Awards, o que mostra que não é totalmente inválida a premiação.

Comments are closed.