[Game ON] Modern Warfare 2 e os recordes

Post_GameOn

CoDMW2 CapaModern Warfare 2 foi lançado em 10 de novembro de 2009, e em 5 dias de venda arrecadou algo como 550 milhões de dólares com quase 10 milhões de cópias vendidas, o que representa, em termos comparativos, 7 vezes mais do que rendeu as primeiras semanas de bilheteria do filme 2012. Caso fosse um filme, sua bilheteria já estaria figurando entre Transformers e Matrix como uma das mais vistas da história, e com chances de superar a maior bilheteria do cinema contemporâneo: Titanic, com 1.8 Bilhões de dólares de faturamento. Isso sem levar em consideração que o preço do jogo é quase 3 vezes mais caro do que um ingresso de cinema.

[gametrailers 49656]

Call of Duty: Modern Warfare 2 já nasceu envolvido em críticas e polêmicas desde antes do seu lançamento. Um problema inicial foi o lançamento do jogo ainda sem servidores dedicados, o que fez com que vários jogadores não pudessem jogar online em determinados horários, devido à superlotação. Outro problema foi a fatídica cena do Aeroporto de Moscow, onde você entra no papel de um agente infiltrado na equipe de um mercenário russo, que abre fogo contra os civis presentes nos saguões. Na prerrogativa do jogo, o ataque serviu de “bode-expiatório” para que a Rússia declarasse guerra aos Estados Unidos, já que todas as armas e munições encontradas na cena do crime eram de origem americana.

CoDMW2 Ação

Isso serviu como gasolina num barril em chamas para aqueles que atacam os videogames como influenciadores na formação violenta que alguns jovens (principalmente americanos) apresentaram nos últimos anos. Abrir fogo contra civis, independente da ocasião ou do contexto, na opinião deste grupo, é fomentar a “adoração pela violência”, e criar mais adolescentes revoltados que eventualmente irão fuzilar os colegas de classe em outra universidade americana, em meio à uma sociedade que já enfrenta problemas de valores familiares. Como se filmes, desenhos, seriados e até músicas não o fizessem antes.

Na minha opinião, é somente um jogo. Joguei a tal fase, e você inclusive pode passar a fase toda sem dar um tiro. Confesso, eu atirei, e sabe o porquê? Porque se trata de um jogo. Simplesmente um jogo. E não, não estou com vontade de sair abrindo fogo contra meus colegas de trabalho. Sei diferenciar o que é real e o que é virtual, e em muitas vezes é isso que falta na cabeça de uns jovens mais limitados.

[gametrailers 58836]

Mas fora isso, Modern Warfare 2 conseguiu elevar o que o seu antecessor havia pavimentado. O jogo é denso, mais desafiante, e com vários plot-twists que deixam o jogador de cabelo em pé. Em vários momentos você é colocado em situações que sobreviver é a sua missão atual, e agir se torna um instinto mais do que um planejamento. O game ainda apresenta uma versão de jogo chama Spec Ops, onde várias missões pontuais são apresentadas e o jogador deve completá-las com sucesso. Os objetivos são os mais variados, mas baseiam-se em cenários do jogo, o que dá uma certa familiaridade ao que tem de ser feito.

E o que consagrou o jogo anterior voltou em alto estilo. A seção de Multiplayer Online recebeu um tratamento mais refinado, dando bastante atenção aos detalhes, e agora os gamers sabem a quantas anda a conexão quando você começa uma seção online. Agora o jogo faz um mapeamento dos jogos online disponíveis, testa a estabilidade de cada um deles, cria a sua sala e ainda merge automaticamente a sua seção com outra que tenha o número necessário de jogadores para completar a sua equipe. Após alguns levels, você consegue insígnias e emblemas para decorar o seu ID Tag, e dependendo das suas ações, achievements diferentes são obtidos. A essência do combate multiplayer continua a mesma, mas agora alguns “perks” diferenciados foram adicionados, e podem ser obtidos durante as batalhas, dependendo da sua atuação. Um dos que mais gostei foi o CopyCat, onde você pode adquirir por um round a classe do inimigo que te derrotou.

CoDMW2 Introdução

A Infinity Ward não precisou criar nada de novo, e simplesmente melhorou o que já estava pronto. E se depender dos resultados iniciais, Modern Warfare 2 tem tudo para atingir recordes de vendas, batendo de frente com a popularidade de filmes na disputa pela preferência em entretenimento digital. E como disse O Velho, e ainda tem pessoas que acham que estamos brincando.

2 thoughts on “[Game ON] Modern Warfare 2 e os recordes

  1. Pingback: uberVU - social comments

Comments are closed.