[Consoles] E3 2010 – Sony

Saiba aqui todos os acontecimentos que rolaram na Press Conference da Sony na E3 2010!

A apresentação começou com um famoso lado que a Sony quase sempre coloca como introdução: números. E ainda foi mencionado a sobrevida do Playstation 2. Neste ano, ele completou 10 anos, sendo que a marca Playstation chegou aos 15 anos de vida. Jack Tretton fez o hosting, mas desta vez a seção boring business foi bem menor que o de costume. Tretton ainda aproveitou para demonstrar como está sendo o crescimento e a aceitação do PS3 como um “multimedia center” para as famílias. Sei.

3D – A Sony logo embarcou  no anúncio que seria uma das suas inovações nesta E3, o mundo tridimensional do PS3 com as novas televisões Sony com tal capacidade. Falou como a Sony “motivou” o uso de BluRays, e como o 3D será “naturalmente abraçado pelos usuário”. Como forma de demonstrar o que o 3D deve ser, emendou com um demo jogável de Killzone 3, já tridimensional, e jogou por duas seções diferentes. O visual foi bem impressionante, o que já é uma marca conhecida da série da Guerrilla Studio. Killzone 3 estará disponível em fevereiro de 2011, já em 3D e compatível com o PS Move. Anunciou também que vários de seus games estarão disponíveis em 3D em breve, como Gran Turismo 5, God of War 3, Uncharted 2, além de outros, e em questão de anos, toda a biblioteca de jogos estará no mundo tridimensional.

Killzone 3 – Os produtores da Guerrilla Studio demonstraram duas seções do próximo game de sua série de maior sucesso. Nas fases, foi possível perceber alguns elementos característicos, além de algun novos, dando um toque de inovação. Os gráficos do jogo continuam impressionantes, e a sensação de desespero quando se está prestes a morrer ainda é a mesma, com a tela cheia de respingos de sangue, em preto e branco e com som abafado pela sua própria respiração pesada (o que virou um padrão para os FPSs). De inovação, temos as seções onde você assume a artilharia de veículos, e mesmo embora estivesse presente no jogo anterior, parece que irá ocupar uma parte maior desta nova versão. Outro lado interessante é a utilização de jetpacks pelos seus inimigos (até serem abatidos) ou por você. No próprio demo já dá dicas de que a estratégia pode mudar de acordo com o seu arsenal, se você está usando o jetpack ou não, se você está dentro de um tanque ou não. Killzone 3 estará disponível em Março de 2011, já em 3D, e com suporte ao PS Move.

Apresentação da Sony parte 1

Sorcery – A demonstração deste game realmente me impressionou, pois mostrava um real potencial de utilização do PSMove, tanto com relação ao seu sensor de movimento quanto aos controles por botões em si. Uma coisa que sempre me preocupou com relação aos games neste caso é com relação à movimentação usual, o que em algumas demos do Kinect, por exemplo, deu a noção de ser totalmente automatizada. Na minha cabeça, os games de Harry Potter ficariam beeeeem melhores, mesmo para mim que não curte muito a saga.

Heroes on the Move – É o crossover que faltava. Todos os personagens que já tentaram a vaga de mascote da Sony estarão neste jogo, com exceção de Crash Bandicoot (e Kratos!). Jak, Daxter, Ratchet, Clanck, Sly Cooper e Bentler se revezarão num game com apelo bem infantil, mas que trará o princípio da diversão e exploração durante a aventura. Com suporte ao Move, óbvio!

Kevin Buttler – Ele ficou famoso com seus vídeos sarcásticos com o PS3, e ele fez uma das mais empolgantes apresentações informais da E3. Em resumo, sua idéia foi “Gamers querem games, com controles, sem controles, com sensores, com whatever, mas games com diversão!”. Essa frase representa muito bem o meu pensamento em games, e por isso gostei das 3 apresentações como um todo. Foi um bom momento no meio de uma apresentação técnica e formal.

PSP – Neste caso, faltou amor da Sony. O PSP como já conhecemos é um bom portátil, mas um re-desenho já está se fazendo necessário. Repetindo a estratégia anunciada em 2009, a Sony pretende elevar a categoria do portátil, com mais lançamentos exclusivos, como Metal Gear Solid, o novo God of War, além de outros games já sucesso no PS3 que não sofreriam mudanças indo pro portátil, como Little Big Planet e ModNation Racers. A Sony ainda tentar forçar o sucesso de realidade aumentada com o auxílio da câmera externa, com jogos como EyePet e Invizimals, mas a câmera não teve muita sorte no ocidente.

Playstation Home – Sério, isso ainda existe???

Apresentação da Sony parte 2

Little Big Planet 2 – Se o primeiro se baseava na premissa de criar novos cenários, o segundo vai ser fundamentado em criar novos games. Um jogo de plataforma sobre jogos de plataforma, e realmente fiquei interessado em saber como isso se realizará no PS3. Sackboy e sua turma, com suas milhares de opções em customização, já garantiram um lugar no hall dos personagens mais carismáticos dos games, e a MediaMolecule, sabendo disso, promete duplicar suas opções. É o mais perfeito exemplo de jogo hardcore para gamers casuais!

Playstation Plus – Como já havia sido noticiado, a PSN agora contará com um pacote opcional de assinatura, chamado PSN Plus. A grande mudança será que vários itens que podem ser comprados atualmente separadamente já serão disponibilizados para os assinantes, além de conteúdos exclusivos in-game, da Sony ou de third parties. Uma das dúvidas que surgiu foi a respeito do Chat Cross Game, se será disponibilizado para todos, somente para os assinantes, ou se fará parte do próximo firmware update.

Sony e EA – Ainda foi anunciado uma parceria da EA com a Sony, onde títulos como Medal of Honor e Dead Space receberão conteúdos exclusivos, algo como Dante’s Inferno fez no início do ano. Além disso, foi reafirmado o compromisso de trazer títulos como Crysis 2, NFL, Madden Football, e Need for Speed, que deve estrear seu novo modo online em breve.

Medal of Honor – Ao contrário dos games anteriores, este novo jogo da série seá ambientado nos dias atuais (Modern Warfare who???), no Afeganistão, e já chega de cara com a missão de re-acender a rivalidade que possuía com a série Call of Duty, até o lançamento da saga Modern Warfare na concorrente. O Multiplayer estará por conta da DICE, que já fez maravilhas com o multiplayer de Battlefield Bad Company, e contará com os mesmos elementos já conhecidos, como armas multi-customizáveis, veículos e destruição em tempo real. A versão beta estará disponível dia 21 de junho, e em outubro, o PS3 recebe sua versão ultimate, que conta com Medal of Honor Frontline em versão re-masterizada incluído no Pack.

Dead Space 2 – Ainda foi anunciado pela EA a continuação de um dos mais aclamados thrillers sci-fi dos últimos anos, Dead Space, incluindo um demo jogável na feira. O mesmo tratamento dado a Medal of Honor será dado a Dead Space 2, e os donos de PS3 contarão com conteúdo exclusivo, além da versão Collectors, que contará com Dead Space Extration com suporte ao PSMove. Dead Space 2 estará disponível em 2011.

Apresentação da Sony parte 3

Portal 2 – A Valve conseguiu me fazer berrar como se tivesse sido final da Copa do Mundo, quando Glados interrompeu a apresentação para anunciar Portal 2. O teaser foi bem curto e não mostrou muitos detalhes, já que Portal 2 será lançado somente no ano que vem, mas o que vi já me deixou surpreso. Glados se reconstrói dos escombros do final de Portal, e ainda apresenta cenários dinâmicos, com movimentação de salas inteiras, mudanças de layout e outras surpresas. Será que desta vez teremos bolo? Ainda rolou uma promessa da Valve de que todos os esforços estão sendo feitos para que a versão de PS3 seja a melhor de todas. Ok, seguindo em frente.

Final Fantasy XIV – Não foram dados muitos detalhes sobre o jogo em si, mas o nível dos gráficos e a palavra “Online” me chamaram a atenção. Possivelmente será mantido o padrão que os jogadores estão acostumados, e teremos novidades na interação online, mas só quando a Square Enix liberar mais informações.

Mafia II – O anúncio de Mafia II também foi feito, e este será mais um game a contar com conteúdo exclusivo, e mais, missões e gameplay, não somente roupas, armas e outros. Também ficou devendo detalhes.

Assassins Creed Brotherhood – A Ubisoft prometeu muitos extras para esta versão, incluindo uma seção de game single player, missões exclusivas, e acesso ao beta do multiplayer somente para os donos do console da Sony. Foi mostrado também um vídeo de apresentação, que mostra que a engine é a mesma de Assassins Creed 2. Brotherhood estará disponível em 16 de novembro de 2010, e quem quiser me dar de aniversário, eu aceito! 8)

Games para 2010/2011 – Tretton ainda apresentou um vídeo-compilação de vários games que serão lançados para PS3 e que não haviam sido mencionados antes, como Castlevania Lord of Shadows, Mortal Kombat, Echochrome 2, MotorStorm Apocalipse, True Crime, Marvel x Capcom 3 e DC Universe Online.

Gran Turismo 5 – Um dos mais esperados do PS3 nesta E3 apareceu na forma de um vídeo mostrando vários tipos de jogo, como corridas, rallys e time-trials, mas sem nenhum demo jogável no palco (o que é uma certa “tradição” da Polyphony Digital). Três coisas chamaram a atenção: 1 – O fato dele sair de fábrica com suporte 3D; 2 – Trentton ter dito sobre o lançamento na América Latina especificamente, supondo *talvez* que sairá em Português BR; e 3 – A data de 2 de novembro de 2010 como data final. Já tivemos datas anteriores, eu sei, mas é a primeira vez que temos um dia certo.

InFamous 2 – Seguindo o sucesso de um dos maiores exclusivos do PS3, InFamous 2 tenta dar continuidade à história do seu antecessor, mas com novidades, como poder de gelo, novas acrobacias e novos inimigos. InFamous 2 deve sair em 2011.

Twisted Metal – Um dos maiores jogos da família Playstation retorna em grande estilo, trazendo de volta um tipo de jogo que havia sido quase esquecido, os Battle Races. Twisted Metal volta com novos modos de jogo, trazendo várias características já famosas dos games anteriores, como as batalhas surreais e o humor negro da série. Embora esteja cheio de promessas, eu achei que o peso do título não foi o suficiente para ser considerado um grande lançamento, com direito à fechar a apresentação da Sony. Ficou um puta climão de quero mais!

Yada yada yada parte 4

Resumo da Ópera – A Sony teve uma das apresentações mais catedráticas da feira, e ficou bem aquém em inovação com relação às demais, mas num todo, eu curti muito os anúncios. Verdade seja dita, foi uma das que mais anunciou jogos, e jogos bons, empolgantes, mas pecou bastante no quesito exclusividade (em jogos). Também senti que a apresentação era focada em quantidade, e o que eles tinham na manga como possíveis armas contra as concorrentes acabou ficando diluído. Se tivessem dado mais ênfase no PSMove, com mais demos, ou demos mais variados (eu ia achar bacana um EyePet ao vivo), o impacto do Kinect realmente seria ainda notável, mas bem menor. Outro ponto que não recebeu muita atenção, e que na minha opinião deveria foi o 3D. Teria como se dar mais ênfase para isso, com um vídeo de vários games vindo pro PS3 com esta tecnologia, mas não dá certo quando você só apresenta e fica por isso mesmo. Senti falta de The Last Guardian, senti falta de mais detalhes de Metal Gear Solid Rising e Castlevania (no qual estou colocando muita expectativa), e queria ouvir mais detalhes sobre a PSN no Brasil (que segundo a Sony Style, pode ocorrer entre Agosto e Setembro). No fim, faço minhas as palavras do Kevin, “Gamers querem games, com controles, sem controles, com sensores, com whatever, mas games com diversão!”. E me senti bem feliz pelo que as 3 empresas mostraram.

Não deixe de seguir o twitter do Dia de Gamer!

One thought on “[Consoles] E3 2010 – Sony

  1. YUTAKA!!!

    Seria interressante o resultado que daria em combinar a nova tecnologia 3D da sony com kinect da microsoft….o problema é que correriamos o risco de sair da realidade e nunca mais voltar…ahuauahauhaahuahuhuahua….

Comments are closed.