[New Games] Demo de God of War 3 – Review

Post_NewGame

Está disponível na Playstation Network para os donos de PS3 (ou para aqueles que ainda conseguem ligar os seus consoles, hehehe) o demo que foi apresentado aos jornalistas especializados na Eletronic Entretainement Expo 2009. God of War 3 vai contar o final de história de Kratos e sua vingança contra os deuses do Olimpo, e especialmente Zeus. O demo foi  lançado dia 28, para marcar os últimos 15 dias de espera para o lançamento mais aguradado de 2010, mas o que os gamers vão ver nesta demo será exatamentea mesma versão de 2009.

godofwar3_front

Kratos está pronto para a estréia… E com sede de VINGANÇA!!!!

[JOGABILIDADE]

As Blades of Athenas estão com vários movimentos do game anterior, God of War 2. Os movimentos especiais também estão lá, e algumas mudanças muito bem vindas foram acrescentadas. Agora é possível agarrar um dos seus oponentes e usá-lo como barreira enquanto corre em direção aos demais inimigos. É um acréscimo na jogabilidade que ainda ajuda na estratégia, pois é uma maneira de fugir de uma situação complicada e ainda atingir seus oponentes.

Outra mudança muito bem vinda é com relação aos Quick Time Events. Antes, nos games anteriores, os botões a serem apertados apareciam na frente da ação, e muitas vezes você tendo que prestar atenção na sequência perdia o que ocorria na cut-scene. Agora, os botões assumem uma posição na tela análoga à sua posição nos controles, sendo que quando se é necessário apertar quadrado, na tela aparece o botão numa barra lateral à esquerda, e quando se é necessário apertar círculo, na tela aparece o botão numa barra lateral à direita, tal qual as posições destes botões no seu controle. Simples e intuitivo, você consegue saber qual botão apertar e não perde a cena da luta.

Existe ainda uma seção na qual você controla Kratos com as suas asas de Ícaro, movimentando por um corredor vertical desviando de obstáculos, e a jogabilidade está fluida mesmo com a mudança de direção. É claro que só porque você está ocupado voando não quer dizer que a ação acabou, e você consegue ver um colosso destruíndo a cidade exatamente no ponto em que você vai aterrisar. Como esperado, o demo já se mostrou bem frenético, e não poderíamos esperar nad diferente em se tratando de God of War 3.

godofwar3_rockgiant

O nível de detalhes ainda com o jogo incompleto já impressiona…

[GRÁFICOS]

Como falei, essa versão é a mesma de 2009, e vários efeitos e filtros ainda estão a serem acrescentados. Além disso, a definição do jogo ainda está em 720p (mas não sei se será em 1080p) e a framerate está variando visivelmente, com o movimento do personagem sem aquela fluidez esperada para um jogo de última geração. Posto isso, qual foi a minha impressão sobre os gráficos? Estão muito além do que eu esperava. Sim, eu estou cinete do que foi lançado como demo, mas baseado no que ví lá, o jogo final deve ficar com um aspecto ainda melhor ao que eu imaginei.

Os golpes com as Blades of Athenas estão extremamente realistas. Você sente que chamas estão subindo a cada impacto delas com o chão, e em uma determinada parte escura do game elas te mostram o caminho ao serem usadas. Mesmo paradas às costas de Kratos, o vermelho vivo desenhado nas lãminas chama a atenção como se fosse algo vivo, e o estúdio Sony Santa Mônica soube se aproveitar disso, com closes de câmera bem perto atrás de Kratos. Até mesmo as orbs que o espartano encontra durante a sua jornada receberam um tratamento melhorado. Agora, elas iluminam mais o ambiente, e a sensação que tive foi que eram realmente pontos de luz colorida caminhando ao redor da sala, dado o grau de cuidado que a iluminação e a sombra se processaram naquele momento.

Durante as batalhas, os efeitos de faísca (do choque de uma arma contra uma defesa, por exemplo), o fogo levantado pelas Blades, as flechas feitas de energia do arco de Kratos e os golpes dos inimigos estavam bem representados, naquele caos de batalha que os fãs da série aprenderam a “ler”. É um outro ponto que deve receber melhorias até a finalização do jogo, mas já me deixou bem empolgado sobre os combates.

godofwar3_chimera

Peito de Leão, Cabeça de Bode e rabo de Serpente… é o Chimera!!!

[INIMIGOS]

Uma coisa logo de cara me chamou a atenção sobre os inimigos: o nível de detalhes deles está tão profundo quanto o design do personagem principal. Você consegue perceber a carne em decomposição embaixo das armaduras dos seus inimigos, e quando um deles é derrotado pela maneira “sutil e delicada” que Kratos aplica aos seus desafetos, o sangue jorra e mancha a armadura e o corpo do herói espartano. O mesmo ocorre com os golpes, e você percebe os ferimentos na pele de Kratos, que só se recuperam com as orbs verdes.

Outro ponto positivo: o número de inimigos na tela impressiona. Claro que quando eu estiver lá apanhando deles eu vou repensar a respeito dessa multidão de inimigos, mas a princípio é muito satisfatória, principalmente pela facilidade que essa quantidade proporciona para criar combos de mais de 150 hits. Logo no início do demo você enfreta cerca de 20 minions e mais um centauro, e não percebi nenhum lag na imagem mesmo com os efeitos de explosão e fogo para todos os lados. Isso sem falar no Colosso que bagunçava uns prédios ao fundo de onde eu estava.

É claro que em vários jogos atuais a quantidade de inimigos tende a ser grande, mas aqui todos eles querem tirar um pedaço seu. Não é como outros jogos onde você tem tempo de pensar, esperar o ataque, contra-atacar e partir para o seguinte (cof*AssassinsCreed2*cof), e se você ficar na defesa esperando por uma brecha, não irá se mover. Eles atacam em massa sem muita organização, e cabe a você criar os seus contra-ataques.

Só mais dois detalhes: no demo também está presente o Chimera, o bicho da foto acima, com peito de Leão, cabeça de Bode e cauda de Serpente. E cada uma destas partes tem uma estratégia diferente de ataque; Mais pra frente, alguns dos seus inimigos se juntam e formam a famosa “Tortuga”, juntando os seus escudos para a proteção de um “objeto”. Atacar sem estratégia também não vai surtir efeito, e é preciso explorar as suas opções.

godofwar3_escudos

As legiões romanas ficaram orgulhosas da sua invenção sendo usada!

Para acalmar a nossa espera, tome vídeos sobre God of War 3!! O lançamento está marcado para o dia 16 de março de 2010.

[gametrailers 62483]

[gametrailers 62451]

[gametrailers 62449]

[gametrailers 62444]