[Tweet Post] PS3 sofrem de Apagão no dia 28.

Post_Tweet

Alguns usuários do Playstation 3 tiveram uma surpresa desagradável ao tentar usar seus consoles na noite de ontem, 28 de fevereiro. O sistema estava apresentando um erro, que já foi batizado pelo seu código “8001050F”, impedia os gamers de usarem seus consoles em jogos online, e em algumas situações também no modo offline.

Playstation 3_550

Bug do Ano 2000, 10 anos atrasado!

Algumas investigações iniciais da própria Sony afirmaram que trata-se de uma versão resumida do famoso “bug do ano 2000” que aterrorizou os donos de computadores, mas que ocorreu devido á um erro na programação do relógio interno dos modelos de Playstation 3 da versão anterior, apelidado de “Fat”. Embora eu concorde que um aplido melhor para esse modelo deva ser o “HugeMotherfucker”. O relógio teria tentado acessar a data 29 de fevereiro de 2010, o que resetou o sistema para o ano de 1999. Pronto, a confusão estava armada.

Logo PSN_550

Calma que não se trata de um Banimento generalizado…

Para aqueles que não ligaram o seus sistemas ainda, vai aqui um alerta: liguem ele de modo offline, façam um backup ignorando os trophies, e espere por uma resposta da Sony Computer. Pelo que li, a Sony já está ciente e já sabe do que se trata, mais ainda não pode precisar quando que o fix estará pronto. Vocês podem ficar a par da situação seguindo o twitter oficial da Sony: @sonyplaystation

Sony Report_550

Follow them on twitter: @sonyplaystation

UPDATE: Ao que parece, os modelos PS3 Slim estão realmente imunes ao problema. Todos os reportes em sites especializados e no próprio fórum da Sony apontam que o problema é realmente no modelo anterior “Fat”.

UPDATE 2: A Sony Computer anunciou que a correção deste problema estará disponível agora pela manhã, horário central dos EUA, mais ou menos perto de 12hs aqui no Brasil. De acordo com a informação da QJ.net, os troféus e saves também serão recuperados. Segundo o logo da Sony, tudo o que podemos fazer é acreditar (“make.believe”).

Uodate 3: A Sony acaba de disponibilizar mais um update sobre a situação da rede e seu problema recente (ou #ApocaliPS3)

Sony Report Update_550

Lista de possíveis problemas.

De acordo com a fabricante, 5 problemas principais estão afetando os usuários do PS3:

  • A data do sistema reseta para 1º de janeiro de 2000;
  • Uma mensagem de erro aparece quando se tenta logar na PSN, dizendo “An error has occurred. You have been
    signed out of PlayStation Network (8001050F)” – O tipo de erro não é raro, mas o código apresentado como motivo é realmente novo (80001050F);
  • Uma mensagem de erro aparece quando tenta lançar um jogo, e se refere à instalação dos troféus que impede o jogo de começar. Este erro afeta tanto online quanto offline;
  • Ao tentar configurar a data e a hora pela internet o sistema apresenta uma nova mensagem usando o mesmo código de erro da mensagem anterior: “The current date and time could not be obtained. (8001050F)”;
  • Alguns vídeos alugados na Playstation Store não estão sendo acessados.

Todos os erros acima e a mensagem apresentada com eles (80001050F) se relaciona com o relógio interno do sistema, que segundo informações preliminares viria de fábrica com um erro apontando fevereiro de 2010 como sendo um mês de 29 dias (com 2010 num ano bissexto). E ontem, os sistemas entraram em conflito por diferença de informação do sistema com os servidores, resetando as datas para Janeiro de 2000. A Sony ainda afirmou que os modelos Slim não estão sendo afetados pelo bug, e que uma resolução deverá ser lançada nas próximas 24hs. O único aviso é o de não utilizar o seu sistema hoje, caso ele não seja do modelo Slim.

[Assinem o novo feed do Dia de Gamer! http://feeds.feedburner.com/DiaDeGamer]