[Tweet Post] O Blackout da PSN

Vocês já devem estar sabendo do Blackout que está rolando na PSN, desde o dia 20 de Abril. Se não, um quick update:

A PSN está fora do ar e a Sony não dá muitas informações sobre o que aconteceu. Pronto, você agora está atualizado!

Mas, nessa excelente reportagem da Escapist Magazine, algumas luzes foram jogadas no assunto. A princípio, uma Custom Firmware, chamada Rebug, foi alterada a ponto de transformar o console num modelo “semi-dev”, como se fosse usado para desenvolvimento de jogos, ou aplicativos. Esses modelos não precisam passar pelo sistema de verificação de métodos de pagamento, como cartões de crédito ou gift cards da PSN, e após a suposta alteração, alguns usuários conseguiram quase créditos ilimitados, entrando na rede como administradores, e baixando todo e qualquer conteúdo, até a Sony perceber o que havia ocorrido.

Assim que soube disso, a área de segurança suspendeu o uso da rede para rastrear as transações ilegais, desfazê-las e banir os logins desses falsos administradores. O problema é que teriam ocorridas muitas brechas, e vários logins se tornaram adms da noite pro dia, o que dificulta a recuperação de quem invadiu e de quem não tem culpa. Logo, o tempo que será necessário para recuperar tudo ao status onde estava é indeterminado, mas rumores dentro da própria Sony dizem algo em torno de mais uma semana. Outra ação tomada pela empresa Nipônica foi re-escrever o método de entrada na PSN para evitar futuras brechas como a ocorrida neste caso, o que também consome tempo.

Embora seja bem esclarecedora, a reportagem não cita algumas das principais preocupações dos gamers hoje:

  • Houve vazamento de informações pessoais e financeiras dos usuários da PSN?
  • Houve perda de sincronia com usuários, como troféis troféus, assinaturas da PSN Plus e outros serviços?
  • Dá pra aproveitar a chance e mudar algumas coisas pra ela ser considerada uma rede de verdade???

(Ok, a última pergunta foi minha mesmo)

Qualquer novidade que surgir você pode conferir aqui e no nosso twitter @diadegamer!

3 thoughts on “[Tweet Post] O Blackout da PSN

  1. Fabiano Loureiro

    meu maior medo nessa historia é que eles resolvam proibir o compartilhamento entre as contas… aquele esqueminha maroto de dividir os jogos com amiguinhos e tal.

    1. Dia de Gamer Post author

      Fabiano, em tese, o sistema de compartilhamento não existe fora da PSN. Se você tem o Login e a senha, e esse login comprou um ítem, ele pode ser baixado até 5 vezes, independente da máquina, sistema ou tempo em que isso ocorre. Acredito que não deve ter nenhum impacto não.

Comments are closed.