far_cry_3-wide

[New Games] Far Cry 3

Post_NewGame

Esse jogo eu esperava desde Far Cry 2. E após os screenshots, vídeos e todo o hype ao redor do lançamento, foi fácil para Far Cry 3 subir ao topo da lista. Agora, com ele já terminado e devidamente platinado, eu posso dizer com certeza que a espera valeu a pena.

Far-Cry-31

Far Cry 3 te coloca na pele de um dos sobreviventes de um grupo de jovens que foi para a Ásia em busca de emoção e aventura no melhor estilo sessão da tarde. O que ninguém do grupo contava era que eles cairiam nas mãos de piratas que operam na região, e seriam capturados para venda como escravos, mesmo após pago o resgate pelos familiares das vítimas.

2378553-far_cry_3_story_trailer_2

O que sempre me chamou a atenção na série de jogos Far Cry foi a ambientação dos jogos, seja nas selvas asiáticas, ou nas savanas africanas, todo o ambiente ao seu redor é tão vivo e independente de você que a imersão envolvida fica impressionante. Em FC3 não é diferente, e a fauna disponível é bastante variada. Durante suas viajens, você vai encontrar porcos selvagens, onças, leopardos, jacarés, ursos e até dragões de Komodo, e como eles não tem filiação com nenhum dos lados, você pode acabar sendo atacado por um desses mesmo durante suas invasões. E eu falo por experiência própria…

farcry3protiger

Estava eu com os binóculos taggeando inimigos à distância, enquanto ouvia sons da natureza pelo headphone (sim, era a ambientação do jogo mesmo), e reparava que o som de um animal ficava cada vez mais alto. Ignorei até terminar de bolar minha estratégia (iria invadir uma base inimiga), e foi quando sai do modo binóculos e voltei ao jogo. Para minha surpresa, aquele som era uma onça chegando em minha direção, e pronta pra atacar. O que seguiu depois foi uma das melhores improvisações em games que eu já fiz: saí correndo pra dentro da base com a onça me seguindo, e fui em direção à um inimigo qualquer, na esperança da onça atacar ele, e não a mim. Funcionou. Saí da base e vi a onça destroçar alguns inimigos até ser abatida.

Far-Cry-3-preview-thumb-large

Naquele momento eu ainda não tinha a habilidade, mas nesse jogo você pode manufaturar a sua própria seringa, seja com medicamentos, seja com algumas habilidades especiais de curta duração (como afastar alguns animais), e tudo que você precisa está abundantemente disponível pelas ilhas. Coletando as folhas verdes, amarelas, azuis, brancas e vermelhas, você popde criar boosts pra várias habilidades, como saúde, mira, força e resistencia, e esses itens ficam estocados em seringas até vc precisar deles. Associando os botões do controle direcional, até mesmo no meio de uma batalha vc leva aquele shot que precisa pra terminar sua missão.

770715203

Falando nisso, vc tem muita coisa pra fazer em Far Cry 3. Além das missões do plot principal, vc ainda pode consertar as torres de transmissão (que ajuda a trazer mais armas para venda), retomar pontos de controle para seus aliados, participar dos “trials of Rakyat”, entregar remedios em locais necessários, participar de corridas em vários veículos, ou achar uma Asa-delta e ficar sobrevoando as paisagens da ilha, já que o trabalho da Ubisoft foi fantástico em criar um cenário paradisíaco típico da Ásia.

Far-Cry-3-screenshots-sniper

O plot principal é bem básico, e ao mesmo tempo te passa aquela sensação de importância e a leve frustração de ser bem curto. Se você ignorar todo o resto e se focar somente no plot principal, em menos de 2hs vc termina cada uma das duas partes. E outro ponto importante aqui: Far Cry 3 tem um dos personagens mais carismáticos desse ano na pele do vilão Vaas. Infelizmente seus encontros com ele são curtos, mas em cada oportunidade vc percebe o trabalho de criar uma mente perturbada que pode explodir a qualquer momento.

far_cry_3-wide

E quando você acha que acabou suas aventuras na ilha, a Ubisoft apresenta um modo co-op para até 4 jogadores que conta uma história paralela de 4 marinheiros traídos pelo seu capitão, e que partem em busca de vingança. Muito semelhante à Left 4 Dead, vcs abrem caminhos por algumas seções em busca da sua recompensa financeira, após serem deixados pra morrer no navio vendido pelo seu capitão para os piratas. Aqui você alterna entre avanços de missões com seções competitivas, em 6 fases, sendo que seu avanço representa melhores armas e periféricos. Nada de mais, mas jogar com um bom grupo é bem divertido.

dr_farcry2

Far Cry 3 veio correndo por fora, sempre se mantendo no canto do radar, e pra mim foi um dos melhores games do ano passado, mesmo sendo lançado bem tarde no calendário. A ambientação, as missões, as armas, a possibilidade de ser o mais silencioso possível, seus upgrades, voar de asa-delta ou wingsuit pelos cenários, os animais vivendo suas vidas sem se importar com você, caçar com arco e flecha, nadar com tubarões, ser atacado por tubarões, nunca mais tentar nadar com tubarões, tudo isso é só uma fração do que Far Cry tem a oferecer. Sério, depois que ganhei o wingsuit, nunca mais andei de carro na ilha, preferia correr pra cima de um morro e me jogar lá de cima, para chegar nas missões planando pelas paisagens da ilha. É uma boa sensação de imersão com uma história bem cativante (mesmo sendo básica), e que me fez passar o máximo de tempo possível nas side missions antes de terminar a parte principal.

Se você gosta desses shooters de tema variado e mundo aberto, Far Cry 3 é uma excelente pedida.