[Game On] Você já jogou Spelunky?

Taí um jogo que mais me prendeu nos últimos tempos: Spelunky. Com cara de indie, jeito de indie, e horas de jogo de um hardcore viciante, Spelunky me fez esquecer os poucos lançamentos da geração PS3/XB360, e me fez segurar a onda antes de comprar um XBone ou um PS4 (até porque lançamentos bons tem sido poucos).

Spelunky-Art-2

Resumão rápido do jogo: Você é um explorador de cavernas (daí o nome Spelunky), e deve procurar seu caminho por entre minas, selvas, cavernas de gelo e templos indígenas, catando pedras preciosas, ouro, diamantes e quem sabe até salvando as donzelas em perigo.

Spelunky

O que mais chama atenção no jogo é que ele é cruel. Morreu? Game Over. Simples e direto, sem ter direito a vidas (você pode ser atingido até 4 vezes, mas morrer é uma vez só), sem continues, sem macetes, e você conta somente com sua habilidade e experiência (e muita, mas muuuuuuuita paciência) para avançar.

Spelunky-danger

“Ah, mas então é só decorar o caminho e fazer speed run!” Calma, pequeno gafanhoto: as fases são aleatórias. Explicando: as 4 primeiras são dentro de minas, as 4 seguintes são na selva (e por aí vai), mas você nunca irá ter a mesma fase 4-1 duas vezes. A geração dos cenários é aleatória, tanto nos obstáculos, quanto nos prêmios, o que te obriga a ter uma estratégia pra cada encontro. A progressão de dificuldade existe (com mais inimigos e até inimigos mais fortes quando você avança), e as fases mais avançadas exigem um reflexo um pouco maior.

Spelunky Aliens
Não lembro quanto paguei pelo jogo, mas só de considerar que já tenho quase 50 horas de jogos dentro dele (dividido em pedaços frustrantes de 20 minutos), já valeu mais a pena do que alguns AAA games que saíram por aí. O jogo tem excelentes motivos para se jogar por horas, sejam por causa de fases secretas, personagens desbloqueáveis e a vontade de morrer de tudo quanto é jeito, mas o desafio de chegar um pouco mais longe é o motivador que você precisa mesmo.

Spelunky Donzelas

E quando o modo campanha te estressar demais, ainda tem o modo Deatchmatch que pode ser jogado com bots, onde até 4 inimigos se enfrentam numa tela só para saber quem resta e completa um total definido de ponto, esmagando a concorrencia e se tornando o ultimate modafoca explorador de Spelunky.

Spelunky-Run

 

Spelunky está disponível para quase 1 milhão de plataformas, e se der mole até seu microondas tem port desse jogo. E vale muito a pena. Boa exploração!!