metal-gear-solid-x-the-phantom-pains01jpg-e94a81_640w

[New Game] MGS V: Ground Zeroes – Decepção?

Post_NewGame

Infelizmente é triste afirmar isso, mas Metal Gear Solid V – Ground Zeroes é um misto de decepção e prazer (!).

mgsvgzssbctitleps4png-df11d0_640w

Vamos colocar as regras do jogo aqui:

  1. Eu falarei do jogo em si;
  2. Eu não irei mencionar spoilers;
  3. Eu fiquei muito puto com um detalhe do jogo.

mgsvgzssbcsshidejpg-56a3b2_640w

Metal Gear Solid V Ground Zeroes (que será abreviado para MGSV:GZ porque escrever Metal Gear Solid V Ground Zeroes é longo e tedioso) é um excelente exemplo dos traços de Mr Hideo Kojima, além do logo e do “look&feel” da Konami, e É um verdadeiro Metal Gear Solid (sem essa de espadas cortantes de ninjas de salto alto – Metal Gear Revengeance , estou olhando feio pra você!).

la03jpg-8830ad_640w

Servindo como Epílogo para o Phantom Pain, que deve ser lançado em algum momento no futuro (no momento que escrevo esse texto está sendo dito pelas interwebs que talvez o jogo só saia em 2015), MGSV:GZ basicamente coloca você na pele de Big Boss, dentro de uma base americana em Cuba para resgatar Chico, o garoto que movimentou todo o jogo anterior, Peace Walker. E aí começam os problemas.

mgsvgzssbcrescuevehicle6jpg-56a3b5_640w

O jogo é basicamente isso. Com o intuito de ser somente o epílogo, ele consta com só essa missão, e se você, caro leitor, imaginou que dá pra zerar em 2hs, você está bem errado. O jogo termina em menos de 1 hora (e speedruns no youtube provam que dá pra fazer em 10 minutos, ou até 6 minutos).

metal-gear-solid-x-the-phantom-pains01jpg-e94a81_640w

É aqui que eu preciso parar o review e fazer uma observação: WHAT DA FUCK, KOJIMA???? Se você quer lançar um “demo” da sua engine nova, e dizer que é um Epílogo, pelo menos lance por DLC (e corte os custos de mídia física), e deixe pelo menos 2hs de jogo! Não precisa nem sair da mesma base que tem no jogo, mas 30 minutos??? Eu joguei a primeira vez despreocupado, e acabei com o jogo em 67 minutos. Ok, eu jogo Metal Gear desde sempre e isso ajuda a reduzir um pouco, mas eu não sou nenhum pro-gamer, e ainda assim acredito que poderia ser mais longo. Ou ter mais desenvolvimento. Ou que pelo menos as rotas de guarda dos patrulheiros mudasse a cada Mission. Claro, existem missões secundárias, mas o foco do jogo não devem ser os extras, e sim a história principal. Bad move, Kojima.

la05jpg-e94427_640w

Agora, quando vamos falar do jogo, ele contém a mesma qualidade de sempre. O jogo é fluido, as cenas são inacreditáveis de tão bem renderizadas, a cara dos soldados consegue ser quase única, e os efeitos de chuva só ajudam a criar a atmosfera de falta de esperança e desespero que Big Boss tem que contornar. Os controles funcionam bem intuitivamente e até a movimentação do Big Boss levou um leve upgrade, com alguns movimentos de transição mais realistas quando ele deixa de andar e começa a se arrastar. A história mais deixa perguntas do que sana respostas. Fazer o link entre Peace Walker e Phantom Pain vai em tese ajudar a entender o Outer Heaven (que eu secretamente espero que apareça no próximo jogo). Se tudo der certo, a famosa base onde Solid Snake (o filho) fez sua fama pode acabar sendo citada em algum momento e talvez um remake de Metal Gear (o de MSX) apareça por aí.

mgsvgzssbcpinking4jpg-56a3b8_640w

Visto que o jogo é muito curto, eu mal posso falar de mais detalhes com medo de mandar algum spoiler, e por isso esse review está bem capenga. Mas baseado nesses dois pontos (qualidade e duração), eu ainda assim recomendo que você jogue MGSV:GZ, já que ele aplaca um pouco a sua ânsia por um Metal Gear roots (Metal Gear IV saiu em 2008), e esquenta os motores para Phantom Pain. As side missions que desbloqueiam após terminar a história principal garantem um pouco de sobrevida, e como sempre existem vários segredos perdidos pelo jogo que você pode procurar. Mas não vai ser somente isso que vai apagar a sensação de “cadê o resto do jogo?” que você pode ter ao final da experiência. E mais, provavelmente MGSV:GZ será lançado como DLC quando o próximo jogo for lançado, e se você aguenta esperar, poupe seu rico dinheirinho.